quinta-feira, 14 de maio de 2009

Processing Interativo




Códigos:

float x = 0.0;
float y = 0.0;
float atraso = 0.1;
void setup(){ size(400, 400);
smooth();
noStroke();
background(200);
frameRate(30); }void draw(){ float targetX = mouseX;
float targetY = mouseY;
x += (targetX - x) * atraso;y += (targetY - y) * atraso;if(mousePressed){ fill(100,149,237,40);
triangle(mouseX - random(50), mouseY, mouseX, mouseY - random(100), mouseY, mouseX);}
else{ fill(0,0,0,40);
triangle(mouseX - random(50), mouseY, mouseX, mouseY - random(100), mouseY, mouseX);}
}

Resenha do texto “Design: obstáculo para a remoção de obstáculos? ’’ de Vilém Flusser

Flusser em seu texto cita e explica diferentes conceitos de objetos, apontando os diferentes enfoques no seu processo de produção e sua interação com o usuário. Como Flusser cita o objeto na sua origem – inclusive na origem latina da palavra – quer dizer obstáculo, barreira e ele próprio é usado para retirar os obstáculos; o que mostra a amplitude da utilização do objeto. Refletir sobre esses conceitos nos fazer perceber que mesmo paradoxais, são verdadeiros; um objeto útil para alguns pode se tornar um entrave no caminho de outros e um objeto para a remoção de obstáculos para uns, pode ser o próprio obstáculo para outros. As funções da criação não dependem somente da sua existência ou mesmo da idéia do próprio criador, mas essencialmente da maneira como os usuários vão lidar com ela.


O autor defende a criação de objetos que não sejam limitados como obstáculos ou ferramentas para retirá-los, mas que possam exercer ambas as funções e muitas outras, o que acontece freqüentemente, mas nem sempre. Existem alguns objetos com funções limitadas e que após um tempo se tornam um problema para todos os usuários à sua volta. Flusser dá enfatiza a questão da idéia ser bem elaborada e revisada para ser colocada em prática, que o criador deve ao menos direcionar seu objeto para determinada utilidade, já que é ele a ponte entre o criador e o usuário.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Objeto interativo final
























O objeto interativo é composto por oito cubos feitos de EVA espesso e cobertos por madeira pré composta. Cada cubo possui as suas seis faces diferentes e diferentes das faces dos outros. Os cubos são interligados de forma a permitir uma maior interação com o usuário e o maior número de formatos possível. Em uma das formas o usuário pode perceber o acendimento de um LED azul. Esse LED é ativado por um imã em uma face de outro cubo que em contato com o reed-switch fecha o circuito.
A maior dificuldade foi no trabalho manual, que exigiu muito tempo e habilidade para que as tiras de madeira se fixassem bem ao EVA, fossem cortadas exatamente no lugar certo e depois disso lixadas e enceradas. E é justamente no movimentar das mãos que está a maior importância do objeto, que se ajeita de várias maneiras a formar belas figuras.



quarta-feira, 6 de maio de 2009

segunda-feira, 4 de maio de 2009